Equipa técnica

Equipa técnica

O processo de alteração do Programa de Ação do PNPOT, foi promovido pela Direção-Geral do Território, e contou com a coordenação científica pela Professora Teresa Sá Marques, geógrafa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Dispôs de uma vasta equipa técnica que integrou membros de diversos organismos tutelados pelo Ministério do Ambiente (onde se inclui Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes), bem como do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e consultores especialistas.

Ver Ficha Técnica

Participação

A revisão do PNPOT foi precedida de um amplo processo de participação e debate que este portal continuará a promover na atual fase de implementação do Programa Nacional de Ordenamento do Território, contando com a participação de entidades representativas dos setores e dos territórios e, igualmente da sociedade civil.

O território tem de estar no centro das políticas públicas. Não podemos continuar a produzir políticas sectoriais como se ele fosse uma pátria onde acontecem fenómenos, mas sim perceber o território como um agente de transformação, do qual temos de saber tirar o máximo partido, e ao qual temos de saber impor limites.

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e Ação Climática
X