O Modelo Territorial proposto na alteração do PNPOT é, de acordo com a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, uma orientação, um macro esboço que identifica os principais recursos, os principais pontos fortes, bem como as principais debilidades territoriais, incluindo as vulnerabilidades ambientais e as sociais decorrentes, entre outros fatores, da perda demográfica.
O jornal DN em 07-02-2018, destaca o enfoque da Secretária de Estado sobre este modelo, como sendo de elaboração conjunta entre Ministérios, assente num sistema urbano policêntrico, baseado nas duas áreas metropolitanas (de Lisboa Porto) e num conjunto de centros regionais e de outros centros com "centralidades mínimas e que permitem dotar as populações de acesso aos serviços de interesse geral".
Desta forma, será atendida e potenciada a diversidade geográfica no ordenamento do território nacional a longo prazo.
A proposta de alteração do PNPOT está concluída,mas "até ao dia da sua aprovação, será certamente melhorada", referiu a SE. Não deixe de participar durante o período de discussão pública.